©  FACITEN - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Natal

Av. Coronel Estevam, 841

Alecrim - Natal, Rio Grande do Norte

CEP: 59031-270

Tel: 084-3213-2600

  • Instagram - White Circle
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon

PROUNI

 

Entenda o ProUni passo a passo


Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2016 e atender critérios socioeconômicos.


O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

 

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. 

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa.


Tipos de bolsas: 

 

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.


As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:


- ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
- ser portador de deficiência física;
- ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 

Calendário: Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período para efetuarem as matrículas nas faculdades que conseguiram bolsa.


Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.