PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Introdução
No processo de avaliação, os índices quantitativos dispostos em tabelas estatísticas são importantes, entretanto, é necessário entender que avaliar uma instituição é compreender também os seus aspectos qualitativos (missão, o clima organizacional, as relações sociais, os anseios, os conflitos, os princípios, as crenças, a dinâmica do trabalho) sem emitir juízos de valor, para que tenha a função instrumental de orientar as tomadas de decisões e conseqüentemente a melhoria da qualidade da realidade avaliada.
Os Instrumentos
Os instrumentos para coleta de dados são compostos por cinco questionários estruturados para atender os seguintes segmentos - discentes, docentes, gestores e pessoal técnico-administrativo – através dos quais se analisa a missão e gestão, a responsabilidade social, a infra-estrutura, a qualidade e agilidade do atendimento nos setores. Quanto à avaliação docente, os discentes respondem um questionário com o objetivo de analisar o desempenho didático-pedagógico do professor em sala de aula.
Os questionários contemplam os seguintes setores:
• Avaliação do Corpo Docente pelo Discente;
• Auto-avaliação do Corpo Discente;
• Avaliação Discente sobre o Curso;
• Avaliação da Gestão Acadêmica e Infra-estrutura;
• Auto-avaliação Docente Didático–pedagógica;
• Avaliação Docente da Gestão e Infra-estrutura;
• Auto-avaliação Técnico-administrativa.