©  FACITEN - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Natal

Av. Coronel Estevam, 841

Alecrim - Natal, Rio Grande do Norte

CEP: 59031-270

Tel: 084-3213-2600

  • Instagram - White Circle
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon

CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

Introdução

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), institucionalizada pela Lei 10.361/2004,e fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional, de sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais. Assim, esse sistema orienta a auto-avaliação institucional a partir da observação de dez dimensões: a missão e o plano de desenvolvimento institucional; o ensino, a pesquisa e a extensão; a responsabilidade social; a comunicação com a sociedade; o pessoal; a organização e gestão da instituição; a infra-estrutura; o planejamento e a avaliação; o atendimento aos egressos e, por fim, a sustentabilidade financeira.

A avaliação institucional divide-se em duas modalidades:

Auto-Avaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação-CPA de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. A auto-avaliação de uma Instituição de Ensino Superior é um processo que engloba três dimensões: a Avaliação dos cursos de Graduação (ACG), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Interna de cada instituição.

Avaliação Externa – A avaliação externa realizada por comissões designadas pelo INEP, tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Como partes de um mesmo sistema de avaliação, cada um desses processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si. Eles abordam dimensões e indicadores específicos, com o objetivo de identificar as potencialidades e insuficiências dos cursos e instituições, promovendo a melhoria da sua qualidade e relevância – e, por conseqüência, da formação dos estudantes – e, ainda, fornecendo à sociedade informações sobre a educação superior no país.

A auto-avaliação, assim, constitui um componente central que confere estrutura e coerência ao processo avaliativo que se desenvolve nas IES, integrando todos os demais componentes da avaliação institucional, entendendo-se auto-avaliação como um processo cíclico, criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. A prática da auto-avaliação como processo permanente constitui-se num instrumento de construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação da instituição, com a qual a comunidade interna deve se identificar e se comprometer. O seu caráter formativo deve permitir o aperfeiçoamento, tanto pessoal (dos docentes, discentes e técnico-administrativos) quanto institucional, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência, devendo inclusive inserir a participação da comunidade externa usuária.

Por último, os resultados da auto-avaliação são submetidos ao olhar externo de especialistas de áreas/cursos, de planejamento e de gestão da educação superior, na perspectiva de uma avaliação externa das propostas e das práticas desenvolvidas. A avaliação externa é composta de duas etapas: a visita dos avaliadores à instituição e a elaboração de relatório de avaliação institucional.

Dessa forma, a avaliação interna na FACITEN vem atender ao previsto no seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, em consonância com seu planejamento estratégico que tem como objetivo promover o auto-conhecimento do conjunto de atividades desenvolvidas pela instituição, concebendo políticas institucionais e estratégias que possibilitem o alcance da qualidade do ensino e da aprendizagem. A FACITEN assume a auto-avaliação institucional como a expressão de seu compromisso com a qualidade do ensino de graduação, instituído-a como um dos mecanismos para prestar contas das suas ações a comunidade acadêmica e a sociedade.